Share |

Universidade estadual de ensino a distância, a Fundação Univesp.


O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quarta-feira o projeto de lei que cria uma universidade estadual de ensino a distância, a Fundação Univesp. O documento será agora encaminhado à Assembleia Legislativa para aprovação dos deputados.

Com a criação da instituição, São Paulo passa a ter quatro universidades estaduais. A Univesp começa a oferecer cursos de graduação semi-presenciais a partir de 2013. Serão criadas as licenciaturas em Língua Portuguesa, Ciências e Matemática, os bacharelados em Sistemas para Comércio Eletrônico e em Segurança da Informação, Tecnologia em Processos Gerenciais, Engenharia da Computação e de Produção, especialização em Formação de Educadores para Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e especialização em Formação de professores de Engenharia.

Durante a cerimônia de lançamento da Univesp, realizada no Palácio dos Bandeirantes, o secretário da Educação, Herman Voorwald, destacou a importância dos cursos de licenciatura. “A Univesp utiliza as ferramentas da educação a distância para atrair os jovens para as licenciaturas”.

O reitor da USP, João Grandino Rodas, ressaltou as mudanças que o mundo acadêmico têm enfrentado com as novas tecnologias. “(Com a Univesp) vamos ter a possibilidade de nos preparar para a universidade de 2025, que será muito mais tecnológica e prática”, apontou.

A expectativa é que a Univesp tenha 24 mil alunos em quatro anos – 12 mil próprios e 12 mil em parceria com as instituições de ensino superior do Estado. Para o governador Geraldo Alckmin, a característica virtual da universidade fará com que alunos de todas as cidades do Estado sejam atendidos. “Vamos fazer mais, melhor e com custos menores”. O modelo da Univesp é de pequeno porte corporativo, com quadro reduzido de profissionais.

Projeto piloto

A Univesp foi lançada em 2009 como um programa de expansão do ensino superior do Estado e atendeu 13 mil alunos em cursos extracurriculares, graduações e especializações. Entre os parceiros do projeto estão o Centro Paula Souza, a Fundação Padre Anchieta (TV Vultura) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Fonte: IG

Fredric Litto :
O presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância, Fredric Litto, considera ‘fantástica’ a iniciativa do governo estadual de criar a Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), instituição que oferecerá cursos de graduação e pós a distância.

‘Isso significa que a concentração de excelência no ensino superior não se dará mais apenas nas cidades onde as três universidades estaduais paulistas (USP, Unesp e Unicamp) têm câmpus presenciais’, diz Litto. Ele participou na manhã de quarta-feira, 25, da cerimônia em que Geraldo Alckmin assinou o projeto de lei que institui a Univesp. A proposta segue agora para aprovação da Assembleia Legislativa.

Litto acredita que o programa Univesp, criado em 2008 para oferecer cursos a distância, não avançou por ‘resistência’ de professores das parceiras USP, Unesp e Unicamp. ‘Pelo que se escuta nos bastidores, as universidades dificultaram tanto a criação de novos cursos que o governo resolveu criar uma nova universidade.’

O presidente da Abed espera que a médio prazo a Univesp ofereça cursos com forte demanda, como Administração, Direito e Pedagogia. Por enquanto, a Univesp planeja promover licenciaturas em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências; bacharelados em Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Sistemas para Comércio Eletrônico, Segurança da Informação e tecnológico em Processos Gerenciais; e as especializações em Formação de Educadores para Linguagem Brasileira de Sinais e Formação de Professores de Engenharia.

A ideia do governo de dar autonomia à Univesp foi revelada em 27 de fevereiro pelo Estadão.edu. A fundação será vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia. Além dos cursos próprios, a Univesp continuará realizando parcerias com USP, Unesp e Unicamp e o Centro Paula Souza. A meta é atingir, em quatro anos, a marca de 24 mil alunos, dos quais 12 mil próprios e 12 mil em cursos conveniados.

O programa Univesp foi lançado em 2008. Os cursos de graduação e pós são semipresenciais, ou seja, têm atividades online e encontros presenciais (que somam de 35% a 60% da carga horária total). Os alunos também assistem a programas produzidos pela Fundação Padre Anchieta e veiculados no canal digital 2.2, da TV Cultura.

Para Litto, as críticas feitas à educação a distância são ‘sempre genéricas’. ‘Dizem que não tem qualidade, mas há instituições de qualidade’, defende. ‘Nenhuma crítica específica é feita. E quando o fazem, é exatamente a mesma crítica que fazemos ao ensino presencial.’ Ele acredita que a EaD terá ‘cada vez menos oposição’.

Se o projeto for aprovado pelos deputados, a Univesp deixará de ser um programa para ganhar autonomia e orçamento próprio. Deve começar a operar já em 2013, desde que consiga credenciamento do Conselho Estadual de Educação e do Ministério da Educação.

0 Response to "Universidade estadual de ensino a distância, a Fundação Univesp."

Postar um comentário