Share |

Postos de saúde do extremo da Zona Leste estão sem vigilantes




Durante reunião ordinária da Comissão de Saúde da Câmara Municipal realizada na tarde do dia 25 de abril, foi aprovado requerimento apresentado pela vereadora Juliana Cardoso (PT) que solicita à Secretaria Municipal cópias dos contratos que substituíram os vigilantes das unidades de saúde da Coordenadoria Regional Leste por alarmes. O requerimento também solicita informações sobre os motivos dessa medida que adotou sistema de segurança à distância
Desde segunda-feira, dia 23 de abril, 112 UBS (Unidades Básicas de Saúde),15 CAPS (Centros de Atendimento Psicossocial) e 4 CECCOs  (Centros de Convivência e Cooperativas) do extremo leste da cidade como São Mateus, Guaianases, Itaquera, Cidade Tiradentes, São Miguel e Itaim Paulista  estão sem os seus vigilantes patrimoniais. Funcionários dessas unidades estão com receio de continuar a prestar serviços. A vereadora considera essa decisão temerária, já que os vigilantes dão respaldo ao trabalho dos profissionais de saúde, principalmente nos CAPS, dos quais cinco da Zona Leste são para atender pacientes dependentes de álcool e drogas.
“São dois contratos que, juntos, somam mais de R$ 900 mil mensais para fazer monitoramento sem a presença dos seguranças”, informa a vereadora. “A Secretaria precisa explicar os motivos de ter firmado dois contratos e os seus valores, mas principalmente porque deixa funcionários e pacientes em situações vulneráveis”.
De acordo com um funcionário da UBS Parque São Rafael, que pediu para não ser identificado, a presença do vigilante não  substitui a polícia. “Mas intimida a ação de criminosos e inibe eventuais agressões, já que o monitoramento não será 24 horas, mas somente quando a unidade estiver fechada”. Em geral, as unidades funcionam das 7h às 19h. “Os vigilantes acompanham a abertura e o fechamento da UBS e sem eles estaremos em situação de risco”, acrescenta.


Assessoria de Imprensa Vereadora Juliana Cardoso (André Kuchar MTb 15.513). Telefones 3396-4315 e 3396-4351 Site: www.julianacardosopt.com.br e www.twiter.com/julianapt

0 Response to "Postos de saúde do extremo da Zona Leste estão sem vigilantes"

Postar um comentário