Share |

IMPACTO CLIMÁTICO E CONSEQUENCIAS

Debate aborda impacto do clima sobre moradia e mobilidade


Início: 08/04/2010 - 18:30
Fim: 08/04/2010 - 21:00
Contato:
andrea@isps.org.br



No próximo dia 8, moradores de São Paulo, atingidos pelas enchentes, técnicos, universitários, estudantes e imprensa vão se reunir em um debate sobre como a cidade pode enfrentar o impacto das mudanças climáticas em relação à moradia, mobilidade e gestão de recursos hídricos. O debate será realizado das das 18h30h às 21h, na auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo. A iniciativa é do Vitae Civilis e o GT Meio Ambiente do Movimento Nossa São Paulo.

De acordo com os organizadores, o objetivo do debate é refletir sobre como a cidade pode se adaptar e se preparar com políticas públicas adequadas para lidar com as consequências de novas dinâmicas climáticas. Entre os requisitos apontados como importantes para a preparação da cidade estão: um novo olhar para o zoneamento territorial, um código de obras adequado, uma defesa civil que responda os desafios enfrentados e a eficiência na conservação e no uso da água.

O evento tará uma exposição inicial dos participantes da mesa e depois haverá o espaço para perguntas do público. A mesa contará com a presença do professor Augusto José Pereira Filho, pesquisador do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, que vai falar sobre as alterações climáticas produzidas pelo homem na Região Metropolitana de São Paulo, especialmente em relação à qualidade e quantidade da água. Também vão participar como convidados, o professor do SENAC-SP Renato Tagnini , especialista em águas da cidade e coordenador do grupo de estudos sobre enchentes da sociedade civil em São Paulo; professor Ricardo Toledo, secretário Adjunto de Abastecimento e Saneamento do Estado de São Paulo; representantes dos moradores de áreas que sofreram enchentes na Zona Leste e Sul da capital; Rubens Born, coordenador adjunto do Vitae Civilis e coordenador geral da Campanha TicTacTicTac Brasil; Maurício Broinizi Pereira, do Movimento Nossa São Paulo.

Os resultados esperados são:
• Fortalecimento/ampliação das redes sociais ligadas ao tema.
• Identificação de potenciais atividades/grupos.
• Calendário de encontros para discussão/atualização coletiva no tema.
• Estabelecimento de juízo e conhecimento nas temática de mudanças climáticas nos centros urbanos.

Serviço:
Água, Clima e Cidade: Um debate permanente, no Dia Mundial da água

Data: 08.04.2010 - Hora: das 18h30h às 21h.
Local: no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo.
Realização: Vitae Civilis e Movimento Nossa São Paulo
Interessados podem confirmar presença por e-mail andrea@isps.org.br

0 Response to "IMPACTO CLIMÁTICO E CONSEQUENCIAS"

Postar um comentário