Sociedade quer discutir impactos do novo estádio
Um  estádio com capacidade de atender uma das maiores torcidas de time de  futebol e previsto como ponto de abertura da Copa do Mundo em 2014 está  proposto para ser instalado na região, por essa razão, diversas  lideranças estão se reunindo em torno no Movimento Nossa Itaquera para  discutir
...  os impactos positivos e negativos dessa intervenção que, com certeza,  diz respeito à cidade inteira em especial a essa parte da cidade.
Por  conta disso deverá ocorrer na noite do dia 12 de maio, no auditório da  Faculdade Santa Marcelina, um primeiro encontro amplo entre as  lideranças populares e diversas instituições de porte como o Sebrae,  Sesi, Sesc, direções dos shoppings, parcelas do poder público para  discutir inicialmente quais são as perspectivas de geração de emprego.  Muito apropriado a iniciativa, visto que até para ancorar eventos dessa  magnitude toda uma nova infraestrutura e recursos humanos serão  necessários para dar conta da empreitada.
O que se quer saber é de  que forma essas intervenções na região podem gerar novos postos de  trabalho e animar novos empreendimentos que possam se utilizar da  mão-de-obra disponível localmente. Simples assim: vão fazer modificações  significativas em termos de ocupação e uso de solo, intervenções no  viário com vistas a facilitar o acesso ao estádio, intervenções até no  próprio Metro e no aeroporto de Guarulhos que serve a região, então que  se considerem quem possam ser os beneficiários diretos disso. Do nosso  ponto de vista, os trabalhadores que moram aqui.
Há que se considerar  que os impactos serão sentidos para muito além das proximidades da  estação do Metro Itaquera e é natural que assim seja. Se vão criar  facilidades de acesso isso pode significar eventuais desapropriações,  aumento da poluição sonora, de aumento da demanda sanitária e outras  mais. Diante disso como se deve comportar o cidadão?
Entendemos que é  do interesse de toda a região e que o cidadão não pode escamotear essa  discussão. Se o Corinthians e a região merecem o estádio e se tornar  atração mundial durante a abertura da copa, precisamos discutir e  negociar as condições dessas mudanças, bem como estar atento para o que  vai sobrar disso tudo. J. de Mendonça Neto, jornalista pós graduando em  Meio AmbienteVer mais