Share |

Venha se manifestar contra a privataria da Cultura!

Venha se manifestar contra a privataria da Cultura!


As rádios e a TV Cultura de São Paulo se consolidaram historicamente como uma alternativa aos meios de comunicação privados. As rádios AM e FM ficaram conhecidas pela excelente programação de música popular brasileira e de música clássica. A televisão criou alguns dos principais programas de debates de temas nacionais, como o Roda Viva e o Opinião Nacional, e constituiu núcleos de referência na produção de programas infantis e na de musicais, como o Ensaio e o Viola, Minha Viola. As emissoras tornaram-se, apesar dos percalços, um patrimônio da população paulista.



Contudo, nos últimos anos, a TV e as rádios Cultura estão passando por um processo de desmonte e privatização, com a degradação de seu caráter público. Esse e outros fatos se destacam:
mais de mil demissões, entre contratados e prestadores de serviço (PJs);
extinção de programas (Zoom, Grandes Momentos do Esporte, Vitrine, Cultura Retrô, Login) e tentativa de extinção do Manos e Minas;
demissão da equipe do Entrelinhas e extinção do programa, sem garantias de que ele seja quadro fixo do Metrópolis;
aniquilação das equipes da Rádio Cultura e estrangulamento da equipe de jornalismo;
enfraquecimento da produção própria de conteúdo, inclusive dos infantis;
entrega, sem critérios públicos, de horários na programação para meios de comunicação privados, como a Folha de S.Paulo;
cancelamento de contratos de prestação de serviços (TV Justiça, Assembleia e outros);
doação da pinacoteca e biblioteca;
sucateamento da cenografia, da marcenaria, de maquinaria e efeitos, além do setor de transportes.
Pela sua composição e formato de indicação, o Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta não tem a independência necessária para defender a Cultura das ações predatórias vindas de sua própria presidência. Mesmo que tivesse, sobre alguns desses pontos o Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta sequer foi consultado.



Não podemos deixar esse patrimônio do povo de São Paulo ser dilapidado, vítima de sucateamento promovido por sucessivas gestões sem compromisso com o interesse público, seriamente agravado na gestão Sayad.



Nesse momento, é preciso afirmar seu caráter público e lutar pelos seguintes pontos:
Contra o desmonte geral da rádio e TV Cultura e pela retomada dos programas.
Em defesa do pluralismo e da diversidade na programação.
Por uma política transparente e democrática para abertura à programação independente, com realização de pitchings e editais.
Pela democratização do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta
ATO CONTRA A PRIVATARIA DA CULTURA
3 de abril, terça-feira, às 19h
Sindicato dos Engenheiros de São Paulo
Rua Genebra, 25 – Centro (ao lado da Câmara Municipal)



Gilberto Maringoni
Hamilton Octavio de Souza
Ivana Jinkings
Joaquim Palhares – Carta Maior
Laurindo Lalo Leal Filho
Luiz Carlos Azenha – blog Vi o Mundo
Luiz Gonzaga Belluzzo
Renato Rovai – Revista Fórum e Presidente da Altercom
Rodrigo Vianna – blog Escrevinhador
Wagner Nabuco – Revista Caros Amigos
Emir Sader
Flávio Aguiar
Altercom - Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação
Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé
CUT – Central Única dos Trabalhadores
Frente Paulista pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação
Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social

CIDADE A. E. CARVALHO: GERRY CONFORT LANÇA REVISTA "WWW SEU PORTAL EM MÍD...

CIDADE A. E. CARVALHO: GERRY CONFORT LANÇA REVISTA "WWW SEU PORTAL EM MÍD...: GERRY CONFORT - Jornalista “A. E. CARVALHO FOI UM MOMENTO SURPREENDENTE NA MINHA VIDA” Ele é jornalista, líder comunitário, ocupa vário...

Deputados discutem pontos polêmicos do novo Código Florestal

Poucos projetos mereceram tanta discussão no Congresso como o Código Florestal. Ainda assim, há pouco consenso sobre sua formulação definitiva. De um lado estão os representantes dos setores produtivos no campo. De outro os ambientalistas. E no meio está o cidadão brasileiro que procura entender os motivos de tanto debate. Para esclarecer questões como preservação dos manguezais, anistia para os que derrubaram florestas ou a segurança jurídica para os produtores o Pinga-Fogo reúne os deputados Ricardo Tripoli (PSDB-SP), ex-secretário do Meio Ambiente, Paulo Piau (PMDB-MG), atual relator do projeto do Código Florestal; e Moreira Mendes (PSD-RO), que representa os produtores rurais.

Da Redação/NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'

Obra Social Dom Bosco - Dia Internacional da Mulher


Dia Internacional da Mulher mobiliza Obra Social Dom Bosco
Durante a semana passada, a Obra Social Dom Bosco realizou e participou de diversas atividades em Itaquera como comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março.
Entre terça e sexta-feira, nos Centros da Criança e do Adolescente – CCAs, foi realizada a 1ª Semana da Mulher, com diversas palestras sobre importantes questões femininas abertas à comunidade.
 As primeiras palestras aconteceram no CCA Bom Pastor, onde o tema foi benefícios sociais, os PTRs (Programas de Transferência de Renda), com representantes do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), e no CCA Aparecida, com orientações sobre saúde da mulher e gravidez na adolescência, realizada pela equipe de enfermagem da Unicsul.
 Na quarta-feira e quinta-feira o evento foi no CCA São José. Na quarta, integrantes da Casa SER de Guaianazes também abordaram a questão da saúde, e na quinta, Dia Internacional da Mulher, a delegada do 21º DP de Vila Matilde, Dra. Maria Raquel Coreggio, falou sobre violência doméstica.
Dra. Maria Raquel Coraggio esclarece direitos das mulheres sobre violência doméstica
 Na quinta-feira a Obra Social Dom Bosco também esteve presente na 6ª Caminhada pela Igualdade e Paz em Itaquera, organizada pelo CCMI - Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera. Centenas de mulheres percorreram as ruas do bairro reivindicando seus direitos. Padre Rosalvino estava presente e abençoou as participantes com uma oração.
Mulheres realizam Caminhada pela Igualdade e Paz nas ruas de Itaquera (Foto: Subprefeitura)
Na sexta-feira, o encerramento da semana aconteceu no CCA Aparecida, com palestras sobre drogadição, apresentadas pelo Pe. Mauro Gozzi (SDB), que trabalha há mais de 20 anos com dependentes químicos na região da cracolândia.

ESCOLA CIDADANIA E NOTICIAS DA ZONA LESTE


Nesta sexta feira, 16 de Março, às 19,30 horas, o tema será:
Política e Religião. Religião e Eleição. Eleição deve ser mais CidadaniaA Religião na história da humanidade tem sido uma fonte de libertação  e de opressão. Força para se construir um mundo mais humano e força de manipulações e interesses mesquinhos. VIVA A RELIGIÃO QUE CONSTRÓI UM MUNDO COM MAIS CIDADANIA E QUALIDADE DE VIDA.
Convidados: Pastor Danilo (Comunidade Metodista), Mauro (Comunidade Budista), Mis. Nello (Comunidade Batista) e Min. Waldir (Comunidade Católica) e terá a participação dos interessados/as.
Local: Salão da Igreja São Francisco, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo, Zona Leste, 9988.1869; 7194.4426.                                                  
(DIVULGUE para todas e todos) – SEGUEM NOTICIAS DA ZONA LESTE...


















ESCOLA DE CIDADANIA DA ZONA LESTE
“Pedro Yamaguchi Ferreira”

MARÇO - 2012
DIA
T E M A S
23
Religião e Política
30
Partidos Políticos e Plano de Metas (17/03 - fecha plano de metas)
ABRIL - 2012
DIA
T E M A S
13
Cultura e a Zona Leste
20
Mobilidade e Habitação
27
ONGs e Poderes Públicos
MAIO - 2012
DIA
T E M A S
04
Trabalho na Zona Leste
11
Código Florestal
18
Infraestrutura na Zona Leste
25
Estatuto da Juventude
JUNHO - 2012
DIA
T E M A S
01
Enchentes / Áreas de Risco
15
Imigração dos Latinos Americanos
22
Uso dos Agrotóxicos
29
Ministério Público / Defensoria Pública
" ..........................................  FICHA DE INSCRIÇÃO ............................................
ESCOLA DE CIDADANIA ZONA LESTE “PEDRO YAMAGUCHI FERREIRA”
·        Os temas serão alterados diante da impossibilidade da vinda dos convidados.
·        Você poderá sugerir NOVOS TEMAS E NOVOS/AS CONVIDADOS. O importante é que a Escola de Cidadania seja uma prática em toda ZL.
·         

Notícias de 2012 e Convites de reuniões de Políticas Públicas na Zona Leste:
1.        Escola de Cidadania da Zona Leste em 2012: todas às Sextas Feiras, às 19,30 horas, no Salão da Igreja São Francisco, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo.

2.        24 de Março, Sábado, às 9,00 horas da manhã, TERCEIRO ABRAÇO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL no Terreno que fica na Jacu-Pêssego, Itaquera. Falar com Luis: 7194.4426.

3.        Encontro sobre MEMORIAL DA ZONA LESTE.Convidamos todas as pessoas interessadas em debater as propostas para um MEMORIAL NA ZONA LESTE. Convide os interessados/as. Dia 31 de Março de 2012, Sábado, às 9,00 horas, no Salão da Igreja São Francisco, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo. Para este primeiro ENCONTRO vamos debater a importância da MEMÓRIA DE UM POVO... E como imaginamos um ESPAÇO DE MEMÓRIA NA ZONA LESTE. Mais informações com Danilo da Costa Morcelli:danmorcelli@gmail.com

4.        Convite para o ENCONTRO DA PASTORAL DA JUVENTUDEA “Igreja – Povo de Deus – em Movimento - com a JUVENTUDE”, convida:  Dia: 21 de Abril de 2012, Sábado. Horário: 8,30 horas da manhã. Localna Igreja Santuário Nossa Senhora da Paz, Cidade Líder, Avenida Maria Luiza Americano. 1550 - Jardim Nossa Sra. do Carmo - Itaquera - Zona Leste de São Paulo. Diocese de São Miguel Paulista – Zona Leste de São Paulo. (pe.paulob@terra.com.br)   Convidado: o Teólogo e Professor da PUC/SP:  Prof. Dr. Fernando Altemeyer Junior.

5.        Reuniões dos IDOSOS DA ZONA LESTE no CRI (Centro de Referência dos Idosos) de São Miguel Paulista, sempre às 14,00 horas em 2012. Dias:29 de Fevereiro de 2012, Quarta Feira;   28 de Março de 2012, Quarta Feira;    25 de Abril de 2012, Quarta Feira;    30 de Maio de 2012, Quarta Feira;    27 de Junho, Quarta Feira; 29 de Agosto; 26 de Setembro; 31 de Outubro; 28 de Novembro; Romaria para Aparecida dia 12 de Dezembro.

6.        “Encontro-Reunião” sobre o novo Curso de Engenharia da Computação na USP-Leste. Com o Prof. Dr. Sidney, da Politécnica da USP. Dia: 5 de Maio de 2012, Sábado.Horários: 8,30 horas (1º. Grupo);    e 10,00 horas (2º. Grupo). LocalSalão da Igreja São Francisco de Assis, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo, Tel: 2546.5254, vozdacomunidade@uol.com.br;  Objetivos do Encontro-Reunião dia 5/5Conhecer os Cursos de Engenharia da USP. Qual o caminho de acesso para as Engenharias da USP (FUVEST). conhecer o novo Curso de ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO na USP-Leste que está previsto para 2013.

7.        17 de Maio de 2012 Quinta Feira, 9,00 horas da manhã, REUNIÃO SOBRE AS ESCOLAS ESTADUAIS NA ZONA LESTE. Local da reuniãono Salão da Igreja S. Francisco, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo. As Comunidades vão pesquisar as ESCOLAS ESTADUAIS PARA GARANTIR QUALIDADE DE ENSINO na Zona Leste.

8.        23ª. CARAVANA DA MORADIA PARA BRASILIA: As lideranças e movimentos devem se organizar na estadia e na pauta de reivindicações nos Ministérios em Brasília nos dias: 26, 27, 28 e 29 de Maio de 2012.(Informações: falar com o Neto sobre as Custos do transporte e hotel: 9988.1869)

Relator considera renúncia do presidente da CBF benéfica para a organização da Copa

O relator do projeto da Lei Geral da Copa (PL 2330/11), deputado Vicente Candido (PT-SP), acredita que a renúncia do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, será benéfica para a organização da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
Teixeira, 64 anos, que também presidia o Comitê Organizador Local (COL) da Copa, deixou os dois cargos nesta segunda-feira, após 23 anos no poder. Acusado de diversas irregularidades e sofrendo com problemas de saúde, ele saiu reclamando ser alvo de acusações injustas. Seu substituto será José Maria Marin, 79 anos, o mais velho de seus cinco vices, que ficará à frente da CBF e do COL até 2015, quando se encerraria o mandato de Teixeira.
Para Vicente Candido, a saída de Ricardo Teixeira é uma ajuda em relação às competências do COL. "Ele está doente e achou melhor sair e liberar o caminho para que as coisas andem melhor. Vamos torcer para isso, porque há competências do COL que estão muito atrasadas. Nós estamos preocupados com isso. Essa Copa é uma parceria. Há muitas coisas que são do governo e muitas coisas que são da Fifa, e o braço operacional da Fifa aqui é o Comitê Local. Nesse aspecto eu acho que ajuda a deslanchar bastante", afirmou.
A votação do projeto da Lei Geral da Copa no Plenário está prevista para esta quarta-feira (14), e o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), considera que a saída de Teixeira não atrapalhará o planejamento.
A proposta define direitos e obrigações temporárias da Fifa ligados à realização da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo em 2014 no Brasil. O texto foi aprovado por uma comissão especial no último dia 6 e prevê, por exemplo, a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios e regras para a venda de ingressos com desconto de 50% para estudantes, idosos e beneficiários do Bolsa Família.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Idhelene Macedo/Rádio Câmara
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'